26/01/2022

Post #27 - A Retomada

Eu tinha na minha mente que uma hora tudo iria voltar ao normal, mesmo que as coisas fossem um pouco diferentes. Não tem como o mundo ser o mesmo após uma pandemia, não tem como alguém ser o mesmo após uma pandemia. É claro que nem todo mundo viveu a pandemia, pois muitos a negaram. Aos que viveram como eu vivi, nenhum soube ainda quando ela acabaria, ninguém sabe até hoje. Eu tinha na cabeça que quando fosse imunizado pela vacina, que só veio chegar pra mim cerca de 1 ano e meio depois, iria retomar muitas atividades.

Em Junho de 2020, 15 meses após o primeiro lock down, fui vacinado. Lembro-me da sensação que misturava felicidade e alívio. Quantas pessoas deixaram a terra por causa do COVID e eu estava aqui. Me senti um privilegiado, ainda por contar que não perdi nenhuma pessoa próxima. Poderia então retomar boa parte daquilo que tinha parado. 

A primeira coisa que pensei era retomar as atividades físicas, que seria musculação na academia. É algo que eu fazia há algum tempo sempre em busca de uma estética melhor e uma velhice mais independente. Tive a ideia de buscar profissionais da área da saúde para me ajudar. Agendei uma consulta com uma nutróloga, fiz exames e tive resultados negativos. Não era nada que não pudesse contornar com a mudança para hábitos mais saudáveis. Além disso, procurei um nutricionista, que passou uma dieta low foodmap e algumas vitaminas, que estou fazendo e tomando desde setembro do ano passado. No dia que eu recebi a dieta, fui as compras. Tinha muitas coisas naturais, a ordem é fugir de produtos industrializados. O lema é "desembrulhe menos e descasque mais". 


Para completar o pacote, fui a busca de uma academia nova. Visitei algumas e escolhi uma muito boa. Fiz a matricula, mas não estava conseguindo frequentar. Eu devo ter ido duas vezes na semana, depois não consegui ir mais. Não sentia falta de motivação, sentia falta de energia. Não tinha forças. 

A minha grande sorte é que essa academia dava uma aula assistida. Era uma cortesia que consistia em um professor acompanhando de perto o seu treino por um dia. Aquilo era o mesmo que fazer uma aula com personal trainer, algo que nunca tinha feito antes. Tive uma conversa com ela para relatar a minha falta de energia, ela explicou que quanto menos energia o corpo gasta, menos quer gastar. Incentivou dizendo que eu tinha que fazer um esforço para ir, mesmo gerando um desconforto inicial, mas depois o meu corpo se acostumaria com o novo ritmo e ficaria mais fácil. Pensei em contrata-la, senti uma afinidade com o jeito que ela conduziu aquele treino. Gostei da segurança que ela passou pra mim. Fui pra casa, fiz umas contas, coube no orçamento e decidi contrata-la por alguns meses, até o momento em que conseguisse entrar no clima e fazer o treino sozinho sem que fosse um martírio.

Após 3 meses de disciplina, foco total, novos exames foram feitos e os resultados foram excelentes. Fiz a minha "lição de casa". Enquanto no post anterior tinha relatado que me permiti comer coisas mais gostosas que davam o prazer momentâneo para compensar toda as restrições da pandemia, estou há meses sem comer um pedaço de pizza, um hambúrguer com fritas, salgadinhos de padaria e etc. Tanto a nutróloga quanto a nutricionista são contra dietas radicais, pois dizem que as pessoas não aguentam muito tempo e acabam desistindo voltando para o lixo com mais intensidade. Elas só não sabiam do meu poder de foco, mas eu sei. Isso é o mais importante.


Foram 3 meses treinando nos dias e horários combinados, sem falta. Só depois de todo essas semanas eu consegui sentir que o meu corpo está acostumado ao novo gasto de energia e consigo mais animo para ir a academia inclusive nos outros dias que não tenho treino marcado. 

Graças ao foco que consegui resultados positivos expressivos. Os exames mostram melhora na saúde, a disposição melhorou. 

Não basta saber o que quer, se for algo difícil de alcançar, tem que querer com vontade. Tem que querer demais, com toda a força. E já que não se trata de resultados que podemos ter do dia pra noite, precisa ter paciência também. 

Valeu a pena ter foco, disciplina, controle, paciência. O resultado é o maior motivador para continuar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário