25/01/2022

Post #26 - Dois anos de pandemia


Antes de escrever sobre a minha experiência de vida nesses últimos 2 anos de pandemia, decidi ler o ultimo post que escrevi sobre esse assunto onde menciono minha experiência após 1 mês de isolamento total. Naquela ocasião acho interessante que consegui perceber muitas coisas ao meu respeito em tão poucos dias, como a questão da auto estima estar comprometida durante apenas 1 mês de pandemia. Após 2 anos só consigo confirmar tudo aquilo que vivo repetindo para os amigos quando quero ajuda-los, não adianta ter consciência das coisas se não há ação

Não adianta reconhecer que existe um problema, se não é tomada nenhuma atitude para tentar soluciona-lo. 

Na ocasião do post anterior, observei que passei um mês inteiro em casa de pijamas. Hoje eu confirmo que não foi apenas 1 mês, mas 1 ano e meio. Durante esse período, continuei trabalhando home office, inclusive mais tempo do que de costume. Quando se trabalha em casa, se não tiver disciplina com horários, acaba-se por trabalhar mais tempo. Por alguns desses meses, dormia tarde porque trabalhava até de madrugada. Eu consegui concluir projetos complexos, então valeu a pena. Além disso pude abstrair todas as restrições que o isolamento trouxe ao jogar toda minha energia no trabalho. Psicólogos diriam que não é saudável viver intensamente uma área da vida e sublimar as outras. 

Há várias estórias de pessoas que acabam usando o trabalho como fuga, pois não tem uma vida social satisfatória. Outras pessoas se dedicam demais a família, deixando de lado sua vida profissional. Anular um pilar da vida por contra do outro, não sabendo conciliar. 


No meu caso, eu só trabalhei. Interrompi as atividades físicas, fiquei 100% sedentário. Levei o lockdown a sério, só saia de casa em casos de extrema necessidade. Não combinava mais de estar com os amigos, deixei de frequentar lugares que eu gostava, não conhecia mais gente nova, não interagia com pessoas, apenas virtualmente. Diante de tantas restrições, me permiti fazer uma compensação: comer coisas mais gostosas (que não são bons exemplos de comidas saudáveis). 

O resultado de não se exercitar como antes e não ter uma dieta saudável trouxeram consequências na minha saúde. 

Só que o corpo fala, e o meu falou, no momento certo.

Eu demorei, mas tomei atitude! O importante é não se cobrar por não ter feito a coisa certa antes, pegar mais leve consigo diante de um período tão complicado que todo mundo esta passando ao lidar com essa pandemia. Como já diz a velha máxima - Para tudo tem uma solução, menos para a morte. É verdade, estamos salvos, estamos vivos! Agora é correr atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário