13/07/2015

Post #5 - A dificuldade para dar o primeiro passo

Não é muito fácil dar o primeiro passo para procurar um psicólogo. Antes disso, somos obrigados a reconhecer para nós mesmos que precisamos de uma ajuda profissional. Depois, temos que reconhecer para as pessoas que convivemos que precisamos dessa ajuda. Realmente é preciso estar decidido para enfrentar o preconceito das pessoas. No geral todos acham que quem vai no psicologo é louco ou suicida. "Nossa! Por que você quer ir num psicologo, você esta com algum problema sério??? O que esta acontecendo, meu filho???"

Não foi muito diferente comigo. ¬¬

O ideal é não esperar chegar no fundo do poço para se levantar. Todo mundo tem alguma questão interna que incomoda e que gostaria de resolver, nem que seja um coisa bem pequenininha. É por isso que eu costumo dizer que TODO MUNDO deve fazer terapia. 

Não é pelo fato de uma pessoa fazer terapia que ela vai ter todos os seus problemas resolvidos. Quantas pessoas conhecemos que fazem terapia ha anos e nunca evoluem? Para estes casos, acredito que eles não devem ser honestos... com eles mesmos. Tem gente que gosta de se enganar, tem gente que omite fatos do terapeuta por vergonha e uma lista infinita de coisas que deixa distante do objetivo final. É preciso ter consciência daquilo que nos desagrada para poder buscar a causa raiz e só depois procurar um meio de resolve-la. A gente sempre sabe o que nos faz mal. É só se perguntar no fundo, a resposta vem.

Antes de iniciar um tratamento, é necessário saber que o profissional não fornecerá nenhuma resposta e nenhuma solução. O tempo que vai levar para resolver? Depende de cada um! Será a própria pessoa, objeto de análise, que descobrira as respostas sozinha. A função de uma terapia, entre muitas, é fazer com que o paciente se torne independente emocionalmente. 

Tem coisa mais gostosa do que ser independente? Não esperar a aprovação dos outros tomar decisões. Quando confiamos em nós mesmos, temos aquela sensação de paz. Parece que os obstáculos saem do caminho naturalmente. Quando você começa a voar na sua verdade, as pessoas vão atras. 

Aviso importante para quem quer voar: prepare-se para a crítica! Pessoas independentes emocionalmente e seguras incomodam demais. Estas são taxadas de esnobes, convencida, metidas e etc. Será que você aguenta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário