11/07/2015

Post #3 - Certo ou errado?


Tudo aquilo que aprendemos como certo, é o NOSSO certo? É o certo que devemos seguir?
Falo de todos esses papéis que temos na sociedade que são cheios de deveres. Crescemos com obrigações, cobranças, muitos TEM QUE: "tem que isso", "tem que aquilo" + SENÃO...!!! "Senão" tanta coisa, não é verdade? Tanto "Senão" muito carregado de medo e culpa. Por exemplo - Você TEM QUE fazer isso SENÃO vai decepcionar seus pais, TEM QUE fazer aquilo SENÃO vai magoar seus amigos, TEM QUE fazer aquilo SENÃO vai desagradar seu chefe e perder o emprego e etc. A gente se submete a tantos "tem que", muitos deles não fazem parte da nossa verdade, não fazem parte da nossa natureza interior, fazemos inúmeros sacrifícios pelos outros e nos agredimos. Somos muito cruéis com nós mesmos.
Tem algo muito importante nessa questão que é viver dentro de uma sociedade. Somos obrigados a interagir com ela. Eu não quero afirmar que não preciso da sociedade, mas penso que preciso dela de uma forma saudável pela "troca" e não no sentido de ruim de "dependência". Aquele "precisar" onde podemos colaborar com o que temos de bom. Cada um dá o que tem de melhor (mundo perfeito). O que eu gostaria de questionar é esse nosso "precisar" da sociedade num sentido ruim, esse sentido de ser dependente emocionalmente dos outros. Esse "preciso" no sentido de fazer algo sempre ESPERANDO uma aprovação do outro.
Não tem jeito! De uma forma ou de outra, mesmo inconscientemente, a maioria das pessoas sempre falam coisas e tomam decisões esperando essa aprovação do outro. Eu não fui diferente até aqui. Mas e se essa aprovação não vem?
Sem querer vivemos acostumados a arrumar problemas pra nossa própria cabeça. As vezes somos vítima, as vezes somos vilões. Somos ruins, colocamos responsabilidades nos outros e cobramos deles também. Relacionamentos amorosos podem exemplificar esse cenário onde a maioria das pessoas procuram no outro aquilo que elas não tem em si mesmas, elas querem se completar. Mas se o outro não completar?
Geralmente aquele individuo que faz de tudo pra ser aceito, quando é rejeitado, contrariado, tende a não aceitar a situação de uma forma natural. Vai querer brigar, se defender, se explicar para ser compreendido. É o ego gritando!
Eu preciso trabalhar muitas coisas que eu não gosto em mim, uma delas é aceitar que nem sempre posso ser compreendido e aceito pelas pessoas.
Parece tão óbvio e tão simples, mas sei que a teoria na prática é bem diferente. Esses valores estão muito enraizados em todos nós, não é fácil se livrar deles. Ainda tenho muita estrada pra percorrer nesse longo caminho que leva a liberdade. Quero ficar livre de todas coisas que eu não gosto em mim. Essa timidez, que na verdade é o medo da rejeição. Vivo tenso, preocupando com o que os outros vão pensar de mim. Preocupado com a crítica.
Não dá para mudar o mundo, mas tenho como mudar a forma com que enxergo esse mundo. O primeiro passo é ter consciência de que existe um problema, vontade de melhorar e realizar um movimento para que isso aconteça. Se cuidar mesmo!
Se cada um não cuidar de si mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário